terça-feira, 7 de agosto de 2012

História do Dito Gaioleiro

História do Dito Gaioleiro foi reprisada dezenas de vezes 


     A História do Dito Gaioleiro, produzida em 1979 pela locutora Heleninha Bortone, foi a primeira radionovela da Nacional da Amazônia. A estreia ocorreu em janeiro de 1980 e contou com a participação de oito atores. A novela trata de três crianças de aproximadamente nove anos - dois meninos e uma menina - que passaram as férias juntas e viveram uma experiência inesquecível.
    Um dos garotos era Dito Gaioleiro, que morava no campo e era craque em fazer gaiolas e armar arapucas para pegar passarinhos. Encontraram na mata um “Nêgo Véio” temido pela fama de feiticeiro. Com os truques mágicos, ele fez as três crianças embarcarem num mundo de magia para fazer entender e respeitar a vida animal. E conseguiu. De volta ao mundo real, a amizade com o "Vêio" estava selada para o resto da vida. Daquele dia em diante, nada seria igual para os três companheiros. 
    A História do Dito Gaioleiro é uma novela com vários personagens, e ouvintes de todas as idades mergulham num mundo de fantasia dentro da mata, através dela. Além do enredo, ainda há várias cantos autênticas de pássaros que embelezam a história.
    Adaptada do livro O Fazedor de Gaiolas, de Jennart Moutinho Ribeiro, as gravações foram feitas numa pequena sala utilizada por todos os programas da Rádio Nacional da Amazônia. Para execução do trabalho, em pé, os radioatores e as radioatrizes se revezavam em dois microfones para interpretar as falas.
    A radionovela também revelou a radialista Mara Régia, que na época trabalhava na emissora como produtora. Mara interpretou Estelinha, que posteriormente inspirou a criação de Belinha. A personagem passou a aparecer no quadro Natureza Criança, dentro do programa Natureza Viva, que Mara passou a apresentar a partir de 1995. A personagem deixou de ser interpretada em 2008, após o falecimento de Heleninha Bortone.

Ficha técnica:

Adaptação: Heleninha Bortone
Sonoplastia: Antonio José Pereira de Souza (Tom Zé)
Reprodução: Gustavo Neto
Estreia: Janeiro de 1980
Atores: Marcelo (Tio João), Heleninha (Dito Gaioleiro e Narração), Luisa Inês (Tia Filoca, Mariana e Sabiá), Elizabel (Antonico e Tucano), Mara Régia (Estelinha), Antônio Carlos (Nego Véio, Macaco, Curió, Zé Marceneiro e Ditão Rachador de Lenha), Tânia Regina (Rainha Onça e Uinhambu) e Valdir (Galo)
Sonoplastia: Antônio José
Operador de Áudio: Peruca
Realização: Estúdios da Rádio Nacional da Amazônia
CP. 01 - História do Dito Gaioleiro

CP. 02 - História do Dito Gaioleiro

CP. 03 - História do Dito Gaioleiro

CP. 04 - História do Dito Gaioleiro

CP. 05 - História do Dito Gaioleiro

CP. 06 - História do Dito Gaioleiro

CP. 07 - História do Dito Gaioleiro

CP. 08 - História do Dito Gaioleiro

CP. 09 - História do Dito Gaioleiro

CP. 10 - História do Dito Gaioleiro

CP. 11 - História do Dito Gaioleiro

CP. 12 - História do Dito Gaioleiro

CP. 13 - História do Dito Gaioleiro

CP. 14 - História do Dito Gaioleiro

CP. 15 - História do Dito Gaioleiro

CP. 16 - História do Dito Gaioleiro

CP. 17 - História do Dito Gaioleiro

CP. 18 - História do Dito Gaioleiro

CP. 19 - História do Dito Gaioleiro

CP. 20 - História do Dito Gaioleiro

20 comentários:

  1. fiquei muito feliz por reviver cada momento da minha vida, qd não um programa da rádio nacional,so agora com a internet achei aki a emissora e tbm as radionovela, nossa, vcs nem imaginam quanto fiquei feliz,ao relembrar meu tempo de juventude. no ano de 1980 ate, 1989, eu acho pq casei 1987, e depois mudei e perdi contatos de vcse da saudosa tia leninha.......
    obg por me fazer relembrar isso...

    ResponderExcluir
  2. História do Dito Gaioleiro, é uma das mais belas rádionovelas que já acompanhei pela Rádio Nacional da Amazônia.
    Tia Heleninha soube muito bem, conduzir a novela. Era como se estivéssemos no meio do mato, vivenciado a história.
    Eu já a ouvi incontáveis vezes. E sempre que a ouço, é como se fosse a primeira vez. Minhas emoções sempre se renovam.

    ResponderExcluir
  3. Ah! o comentário acima, sobre o Dito Gaioleiro, foi postado por: Adalberto Carlos Gomes - Campinas - S.P.

    ResponderExcluir
  4. Porque os links desapareceram??? como posso ouvir o áudio das historias?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Meu DEUS que maravilha, esta novela eu ouvi tooooda quando passou pela primeira vez eu tinha meus 7 anos por ai, mas nem me recordava mais de muitas coisas da novela, e hoje pude baixar pra ouvir e mostrar pra meus filhos... olha o Antonico era eu escrito... rsss pois todo ano ia passar as ferias na casa de minha avó no interior (sertão chamado aqui no Maranhão) e eu fazia a mesma coisa que ele...

    ResponderExcluir
  7. Meu DEUS que maravilha, esta novela eu ouvi tooooda quando passou pela primeira vez eu tinha meus 7 anos por ai, mas nem me recordava mais de muitas coisas da novela, e hoje pude baixar pra ouvir e mostrar pra meus filhos... olha o Antonico era eu escrito... rsss pois todo ano ia passar as ferias na casa de minha avó no interior (sertão chamado aqui no Maranhão) e eu fazia a mesma coisa que ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda pra mim essa estória

      Excluir
    2. Manda por gentileza pra mim, nesse emai: leiafonsecarb2013@hotmail.com

      Excluir
  8. oi caros hoje sou um radialista e não perdia um só programa,tinha meus 12 anos hoje estou com 45, agora só as lembranças da voz dela ne a saudade.

    ResponderExcluir
  9. Lindos programas que saudade. Gostaria de escutar de novo a história do mago de oz e da Poliana

    ResponderExcluir
  10. Como faço pra baixar a novela dito atoleiro?

    ResponderExcluir
  11. Eu ouvi essa novela todinha, não perdia um capitulo meu Deus que saudades

    ResponderExcluir
  12. Porque removeram os áudios, gostaria muito de houvi, pois me lembro de houvi com minha irmã, só que eu era muito pequena.

    ResponderExcluir
  13. Como faço para ouvir a história?

    ResponderExcluir