segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Heleninha Bortone fez história na Rádio Nacional da Amazônia

Tia Heleninha, por mais de duas décadas 
foi locutora na  RNA
    No dia 1 de setembro de 1977 a Amazônia desperta aos olhos do mundo e a Radiobrás inaugura a Rádio Nacional da Amazônia. Inicialmente a emissora fazia suas transmissões em dois horários, um na parte da manhã e outro à tarde. Com o tempo, as transmissões foram ampliadas e o som da emissora podia ser ouvido das 06h às 20h. Um ano mais tarde o sucesso do trabalho realizado pela Rádio Nacional da Amazônia se consolida. As cartas chegam aos milhares e aos poucos a equipe se consolidava.
     No dia 1 de fevereiro de 1979, Helena Ardito Bortone passa a fazer parte da equipe da emissora. A então superintendente da Nacional da Amazônia, Rita Furtado propõe a ela a criação de algo diferente. No mesmo dia Heleninha viaja para São Paulo e no avião nasce à ideia de um programa infantil. Doze dias depois, em 12 de fevereiro daquele Ano Internacional da Criança, entra no ar o programa “Encontro com Tia Heleninha”. Um sucesso inesquecível da emissora. O programa recebe dois prêmios: Ondas, em Barcelona, Espanha, em 81 e a medalha do Pacificador Duque de Caxias com o quadro Casinha Verde-Oliva.

Trecho do programa “Encontro com Tia Heleninha” (Anos 80)
     

   No programa Heleninha apresenta músicas infantis, contava histórias e apresentava outras gravadas em discos, como as conhecidas histórias da coleção Disquinho. 

“A Formiguinha e a Pomba” - História da Coleção Disquinho.
     De imediato a radialista conquistou o gosto das crianças e adultos, e passou a receber milhares de cartas que agora o tratavam apenas como Tia Heleninha. "As músicas enseridas no programa pertenciam época mais rica da música infantil. Patotinha, Balão Mágico, Trem da Alegria. Foi uma época riquíssima em músicas infantis", contou Heleninha em uma entrevista a Rádio Nacional da Amazônia pouco antes de sua partida.
    Ainda no primeiro ano de estréia de Heleninha na Rádio Nacional da Amazônia, em janeiro de 1980 ela começou a apresentar a radionovela “História do Dito Gaioleiro”, que contava a história de um menino que fazia gaiola e que junto com outras duas crianças vivem uma experiência inesquecível. Encontram na mata um poderoso feiticeiro, “Nêgo Véio”, que graça a truques mágicos, faz com que os três embarquem em uma viagem ao mundo dos bichos. (História Completa no Link!) 

Capitúlo 01 da radionovela “História do Dito Gaioleiro” - (janeiro de 1980)
     Em seguida vem várias outras histórias, “Uma casa para muitos”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “O Circo Chegou”, “Uma Noite de Natal”, “Poliana”, “Poliana Moça”, “Dois Grandes Amigos”, sem falar dos personagens dos livros infantis que ela escreveu, como “Precisa-se de um Avó” e “Desculpa Mãe”.

Trecho da história “Dois Grandes Amigos” (1986).
    O programa “Encontro com Tia Heleninha”, permanece no ar por 20 anos interruptos, até 1999. Nesse período recebeu cerca de 6 milhões e setecentos e vinte e oito mil cartas. Com o programa fora do ar, a Rádio Nacional passou a receber centenas de carta pedindo o retorno de Heleninha.
   Em 2002, atendendo o apelo dos ouvintes Heleninha volta para a Rádio Nacional da Amazônia e passa a apresentar o programa “Ciranda Nacional”, que tinha as mesmas características do “Encontro com a Tia Heleninha”, mas o programa fica no ar por um período bem menor, até 20 junho de 2004. Com o fim do programa Heleninha vai para Rádio Nacional de Brasília, onde passa a apresentar o programa “Espaço Arte”, um talk show ligado ao mundo da arte.

Trecho do programa “Espaço Arte” (2008)
    Como sempre acontecia quando Heleninha por algum motivo tinha que se afastar da emissora, os ouvintes da Amazônia escrevem centenas de cartas pedindo o seu retorno. E assim no dia 12 de junho de 2006, junto com o locutor Carlos Moreira ela também passa a apresentar o programa, “Pra Lá de Bom”, cujo grande destaque era o quadro “Histórias que Encantam”, que apresentava pequenas histórias com grandes lições de vida. Ainda passaram pela apresentação do Prá Lá de Bom, junto com Heleninha, Alisson Machado e José Nery. Sendo assim vamos deixar que Heleninha conte uma de suas histórias. 

Pra Lá de Bom - Histórias que Encantam (2008)
    Em meados de 2008, os amigos de Heleninha recebem a notícia de que ela estava com câncer. Logo após a descobertas são iniciados os tratamentos, não resistindo às terapias fomos todos surpreendidos com a notícia da sua passagem no dia 26 de junho do mesmo ano. Foi-se a amiga, a contadeira de histórias, a tia... Mas ficaram as lições de vida dessa que costumava espalhar recados pela redação da Rádio Nacional com os versos do profeta carioca: Gentileza gera Gentileza. 

Walter Lima em Homenagem a Heleninha (27 de junho de 2008)
    Por muito tempo fui ouvinte de Heleninha Bortone (Tia Leninha) e até hoje guardo as boas lembranças dos deliciosos momentos que ela pode proporcionar pelas ondas do rádio. E graças a magia do rádio sua voz ecoara eternamente em nossos corações.

18 comentários:

  1. Era lindo seu programa,maravilhoso para as crianças...

    ResponderExcluir
  2. para quem tinha o rádio como única companhia, tia Heleninha era uma fada madrinha que trazia alegria aos coraçõezinhos infantis solitários, lembrando desses momentos , eu que saí de um lugar cercado de mato, tendo acesso a net hoje, resolvi relembrar, procura-la no face, foi um choque ao saber de sua morte . Descanse em paz minha fada, e continue iluminando, ai de cima, os coraçõezinhos solitários, eles precisam de sua luz!!

    ResponderExcluir
  3. gostava muito do seu programa ouvia todos os dias,era uma diversao para mim,adorava suas historias fiquei triste ao saber de sua morte mais a vida e assim nao podemos fazer nada nesse sentido. descanse em paz tia heleninha!!


    ResponderExcluir
  4. Hoje aos quarenta anos de idade devo muito de meus valores aos programas da Tia Helininha. Sou imensante grato a ela pelos ótimos momentos que tive na minha infância ao ouvi-la. Lamento seu falecimento, mas estou certo de que ela estará por muito tempo viva nas memórias de seus ouvintes...

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus!!!!!!! Quanta falta de informação de minha parte, tia Heleninha fez história em minha infância. Lembro de quando eu era uma criança que morava na pequena Santa Maria das Barreiras, e podia estar fazendo o que fosse de mais importante naquele momento e parava para ficar coladinha ao radinho de pilha de mãe, e tem mais....A pessoa aqui ficava deslumbrada com tanta música e ficava a imaginar como um radinho tão pequeno cabia tanta gente ao mesmo tempo kkkkkkkkkkk, é de sorrir hoje mas naquela época pra mim era tudo novo e muito diferente. Tia Heleninha, sei que vc está hoje nos braços de nosso pai todo poderoso e sabe que mudou a vida de muitas crianças. SAUDADES ETERNAS.....

    ResponderExcluir
  6. Que saudades....!!! Meu Deus sentir muito com a morte da "Tia" Heleninha. Lembro que em 1980, morávamos no interior, eu não perdia um só programa dela. Ela foi minha primeira professora, minha fada madrinha, adorava ouvir as historinhas, as musicas, que até hoje eu canto para meus filhos, netos e alunos, os maravilhosos concelhos sempre ensinava com muita sabedoria e confiança. Minha querida mãezinha que assistia os programas junto comigo também faleceu do mesmo problema de saúde no mesmo ano. Meu coração ficou muito triste, mas ao mesmo tempo fico aliviada porque tanto a "Tia" Heleninha como minha mãe, fizeram muitas coisas boas aqui nesse mundo, tenho doces lembranças......!!! Saudades!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber porque os links com trechos do programa "Encontro com tia Leninha sumiram...fiquei muito triste, porque era onde eu podia matar um pouquinho a saudade ouvindo a linda voz da Tia Leninha que é musica para meu ouvidos.

      Excluir
    2. Boa noite Prof. Graça! As devidas atualizações serão feitas nos posts do blog. De já agradeço a sua participação e adianto que no dia 6 de fevereiro, data de aniversário de Heleninha entrará no ar um novo blog dedicado exclusivamente a informações, textos, áudios, entrevistas e fotos da Tia Leninha.

      Excluir
  7. Minha infância também foi muito marcada pelo programa da Tia leninha: suas histórias e as músicas me encantavam. Me lembro até hoje com muita saudade. Nessa época eu morava numa fazenda, então eu me encantava com esse programa. ouvi muito atenta a novela Poliana e Poliana Moça, Pedrinho engraxate e as musicas infantís que passava me faziam fiajar na imaginação!

    ResponderExcluir
  8. O PROGRAMA DELA ERA OTIMO A BRUXA (XUXA) NAO SERVE NEM PRA LIMPAR AS UNHAS DELA ELA TINHA UM PROGRAMA MARAVILHOSO QUE DEUS A TENHA NUM BOM LUGAR

    ResponderExcluir
  9. Queria muito poder baixar PEDRINHO EMGRAXATE e HEIDI....Alaguem saberia me dizer como faço?

    ResponderExcluir
  10. Quantas saudades da tia heleninha, ela consolou muito o meu coração.. encheu minha infãcia de carinho, de sertesa, de licões... diciplina.. Obrigado tia heleninha por ter me educado, por ter me dado felicidade com suas belas historias que as vezes me faziam chorar.. Onde estiver, esteza em paz e na companhia do senhor Deus.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se é possível adquerir os audios dos programas encontro com a tia heleninha que foram tranmitidos nos anos 94,95,96 e 97; Por favor me contactem no e mail Clodmuslim@gmail.com, sou ouvinte da radio nacional da amazonia desde 1992, tiver o prazer de conhecer o Maurio Rabelo, mas não a tia eleninha. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Meus caros amigos e amigas de Tia Heleninha, cada uma de nós guarda seus grandes ensinamentos...seus conselhos...as diversas historinhas e músicas nos alegraram e continuam vivos em nossas mentes, no nosso consciente e mais precisamente nos nossos subconscientes que é um livro-arquivo morto que continua lá adormecido, mas que aflora em todos os lugares onde passamos e situações que vivemos, este é o nosso caráter de homem formado, dos quais foram excenciais para a nossa formação do caráter e moral daqueles que tiveram a rica oportunidade de experimentar os ensinamentos deste ser luminoso que Deus nos concedeu. É com muita saudades... (em vez de tristeza), ela não nos ensinou a tristeza... que fico sabendo sobre o seu desencarne e tenho certeza de que ela foi uma iluminada que o nosso Pai Maior nos enviou em uma época onde a comunicação e ensinamentos infantil tinha que ser feito e em massa como só ela soube fazer, uma época em que vivíamos longe da tecnologia, mas éramos crianças cheias de alegrias, saudáveis e somos quem somos hoje, tenho muita gratidão e honra por ter nascido naquela época e por ter sido um ouvinte-aluno da Tia Heleninha, pois só vocês me entenderiam o que quero dizer, pois o mundo e setor da educação evoluíram bastante, porém não naquela proporção, da riqueza dos ensinamentos infantis. Estive fora do Brasil por muito tempo e mesmo de lá eu conseguia ouvir a Rádio Nacional da Amazônia depois que passou ir ao ar online. Cheguei ouvir novamente as historinhas que tinham online. Tinha um acervo muito grande online. Devemos fazer contato com a administração da Rádio Nacional da Amazônia para requisitarmos esses acervos, que inclusive, apesar de serem de décadas atrás são tantos atuais ou melhor do que os nossos filhos aprendem hoje. Já até marquei com meu filho de 7 anos para ouvirmos a história do Dito Gaioleiro comigo... assim matarei a saudade de minha época de ouro como criança, junto com meu filho e fica aqui meus colegas-alunos(as) desconhecidos, dos ensinamentos da Tia, um grande abraço a todos e deixar também a minha GRATIDÃO pela nossa querida TIA HELENINHA, que Deus a tenha, ensinando a todos lá de cima e um dia cada um de nós poderá agradecê-la pessoalmente em espírito e verdade pelo seu grandioso trabalho deixado à todos nós...Peço àqueles pais, mães, tios, tias, avós, avôs, parentes em geral da nossa época que não deixem os ensinamentos dela morrer...(ouvi ontem o vídeo dela sobre a raiva)...ainda é tempo de continuarmos ensinando tudo aquilo que ela nos ensinou, pois haverá tempo breves neste nosso planeta que tudo terá que voltar àqueles valores, caráter e AMOR para que assim possamos voltar a casa do Pai que nos espera de braços abertos e imaginem quem deve estar por lá para nos recepcionar...? Gostaria de fazer contato com todos...assim continuaremos os ensinamentos da Tia, por favor me escrevam, usem o título de assunto Tia Heleninha, assim saberei que não é lixo: BRAUSA arroba AOL.COM, usem o @ no lugar de arroba e elimina os espaços, motivo este para eliminar o robôs copiadores de e-mails para fazerem propagandas indesejáveis. Quem sabe poderemos marcar uma caravana e irmos direto falar com a administração da Rádio? e aproveitarmos o nosso tempo de crianças? Sou o Ronaldo, goiano, tenho um casal de filhos, cheguei no sul do Pará com 5 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo gostaria de ter contato com vc. pois sou apaixonada pelo trabalho da Tia Heleninha
      tem um contato com a irmã dela. seria muito legal incluir vc também
      Genetriz Bueno.

      Excluir
  13. eu amava a tia leninha ....saudades eterna....gostaria de saber se tem livro das historia que ela contava ex:noite de natal entre outras.

    ResponderExcluir
  14. Nossa... Soube hoje da morte dela... Comentando que assisti o filme Heide, mais que não tinha a mesma intensidade de como tia Leninha contava... Até hoje sua narrativa ecoa em minha mente..
    Esteja em paz.. Estou triste.. Perdi um ente querido..
    Quando morava em Águas claras, depois de Juara no mato grosso, a nacional era nossa companheira. Juliane

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se a tia Leninha tinha filhos e agradecer pela página foi através da pagina que vi um monte de fotos e pude matar a saudade obrigada

    ResponderExcluir